A ONU apresentou em 2015 uma proposta, com os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conhecidos pela sigla ODS. Existem no total 17 ODS, os 17 objetivos para transformar o nosso mundo, decidir sobre os novos rumos globais visando a melhora na vida das pessoas, proteger o meio ambiente e lutar contra as mudanças climáticas.

O ODS 12 fala sobre o consumo e produção responsáveis, para assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, este visa, entre outras coisas, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.

A inapel também enxerga a importância destas ações, colocando em sua produção, por exemplo, metas para a redução de aparas, além de destina-las à outras industrias que irão reutilizar estas em seus processos.

Devido ao seu poder calorifico, as aparas de poliéster e papel parafinado são enviados a industrias de cimentos para o aquecimento do reator, os laminados são utilizados na empresas metalúrgicas, o polipropileno é utilizado para fazer fitilhos para amarração de fardos, o poliéster e o filme de polietileno podem ser utilizados tanto na produção das calotas de carro como reforçastes para sacolas etc.

Ao desenvolver produtos com menor impacto ambiental, a Inapel está contribuindo de forma direta para o ODS12, seja no desenvolvimento de produtos recicláveis, na diminuição de consumo na matéria prima, ou na utilização de matéria primas já recicladas.

Alinhada aos conceitos dos principais players mundiais, Unilever, Procter, Mondelez, entre outros, a área de desenvolvimento e tecnologia promove pesquisas junto aos nossos fornecedores, que resultam em soluções inteligentes em embalagens sustentáveis.